Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conaete aprova marco jurídico sobre jornada exaustiva e condições degradantes de trabalho

    Brasília (DF), 23/11/2009 - O procurador do Trabalho e coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, Sebastião Caixeta, e a procuradora e vice-coordenadora do Trabalho Débora Tito abriram os trabalhos da Segunda Reunião da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete) realizada em Brasília, dias 11 e 12 de novembro.

    Como resultado final de reunião, foi aprovado, entre outras pautas, o projeto de atuação na prevenção e no combate ao aliciamento e à intermediação de mão-de-obra rural. Durante o encontro, também houve a aprovação do projeto de documentação e memória dos trabalhos desenvolvidos pela Conaete.

    Outra deliberação feita durante a reunião da Conaete diz respeito ao março jurídico-institucional sobre jornada exaustiva e condições degradantes de trabalho. Segundo orientação firmada pela Coordenadoria, jornada de trabalho exaustiva é aquela que, por circunstâncias de intensidade, freqüência e desgastes, cause prejuízos à saúde física ou mental do trabalhador, agredindo sua dignidade, e que decorra de situação de sujeição que torne irrelevante a sua vontade.

    Também ficou estabelecida pela Conaete a orientação de que condições degradantes de trabalho significam as que configuram desprezo à dignidade da pessoa humana, descumprimento dos direitos fundamentais do trabalhador, em especial os que se referem à higiene, saúde, segurança, moradia, repouso, alimentação, ou outros relacionados a direitos de personalidade.

    Outra decisão importante foi a criação de quatro comissões: comissão permanente de acompanhamento legislativo, comissão de estudo sobre resgate de trabalhadores permanentes versus continuidade da relação de trabalho, comissão para consolidação do manual de procedimentos da Conaete e comissão de estudo sobre as horas itinires.

    Informações:

    Assessoria de Imprensa da PGT

    (61) 3314-8527 / 3314-8562

    • Publicações788
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conaete-aprova-marco-juridico-sobre-jornada-exaustiva-e-condicoes-degradantes-de-trabalho/2014772

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)